quarta-feira, 30 de março de 2011

Na passada 2ª Feira voltei aos bancos da minha Escola Primária...


Na passada segunda-feira voltei, com muita alegria, aos bancos da minha escola primária. A convite da coordenadora da biblioteca escolar de Gonçalo "Elvira Esteves Aires" lá fui ler uma história aos alunos, actividade inserida numa semana dedicada ao livro e à leitura. Antecederam-me, nesta importante missão de  exemplo e testemunho, a Senhora Presidente da Assembleia de Freguesia de Gonçalo, Dra. Maria Arlete e o Senhor Governador Civil do Distrito da Guarda, Dr. António Santinho Pacheco. 
Foi com grande emoção que vivi aquele início de manhã em que pude partilhar algo tão importante como a leitura com os nossos meninos. Por momentos revivi mentalmente os meus tempos de aluno naquela escola. E pude facilmente constatar as grandes transformações que aquele espaço sofreu... afinal de contas eu estava a ler uma um conto numa biblioteca escolar que fica mesmo em cima do nosso antigo espaço de recreio... onde corríamos e saltávamos pelo meio da terra...
Na verdade, a minha velhinha escola primária deu lugar a um moderno e confortável Centro Escolar... um equipamento de referência para a nossa terra...
Mas, voltando à minha leitura... Tendo em conta que o tema da área de projecto da escola, este ano, é a floresta escolhi um conto de Isabel Alçada, Ministra da Educação (os professores é que não aprovaram muito a minha escolha... houve gargalhadas e alguma tosse). 
Os alunos, esses, ouviram, com toda a atenção, o conto "Há fogo na floresta", uma boa lição pedagógica de prevenção dos fogos florestais (eu sou daqueles que acreditam que é incutindo nas crianças estes valores que vamos conseguir mudar um "pouquinho" do mundo, no futuro).
No final houve tempo para o tradicional resumo e para meia dúzia de perguntinhas!
E, enquanto descia as escadas para a saída recordei, com nostalgia, as correrias de outros tempos... os vidros que de vez em quando se partiam, a D. Graziela a correr atrás de nós... e muitos, muitos amigos de sempre... 
Foi bom voltar à escola!

Pedro Pires


Sem comentários:

Enviar um comentário