quinta-feira, 17 de março de 2011

Carvalho Grande foi classificado como árvore de interesse público nacional

Foto de www.scgoncalense.blogspot.com
Em tempos tão conturbados, eis uma boa notícia para todos os Gonçalenses e para aqueles que se preocupam com a preservação do património da nossa terra. Por despacho de 2 de Fevereiro de 2011,  do Presidente da Autoridade Florestal Nacional, dado a conhecer, ontem, à Freguesia de Gonçalo, o nosso Carvalho Grande foi  finalmente classificado como árvore de interesse público, através do Aviso nº2/2011 da AFN.
O Carvalho Grande passa agora a ter um "Bilhete de Identidade" que o identifica e que garantirá para o futuro os maiores cuidados com a sua preservação e conservação.
De acordo o documento remetido à Junta de Freguesia de Gonçalo, o Carvalho Grande é descrito da seguinte forma:
«Exemplar centenário de porte notável, situado na entrada da Vila de Gonçalo, conhecido por "Carvalho Santo", que é alvo de grande carinho e devoção pela população local. Carvalho de grande valor histórico e cultural por estar associado ao culto de Nossa Senhora da Misericórdia. Todos os anos a tradicional procissão que se realiza a 7 e 8 de Setembro, entre a sua capela nas Quintas de Nossa Senhora da Misericórdia e a sede da Freguesia começa e acaba no Carvalho Santo, sob cuja copa a imagem é simbolicamente colocada.
O Sociólogo Moisés Espírito Santo na sua obra "Fontes Remotas da Cultura Portuguesa" reconhece no Carvalho Santo a verdadeira origem do topónimo Gonçalo, que deriva do vocábulo "carvalho" e que foi objecto de oráculos.»
Esta classificação confere, agora, ao nosso Carvalho Grande o direito a uma área envolvente de protecção e a garantia de que para qualquer intervenção na árvore ou na zona de protecção tem que haver uma autorização  prévia da Autoridade Florestal Nacional. Importa agora que a Junta de Freguesia tenha algumas ideias e conceba um pequeno projecto de revitalização do espaço envolvente... o nosso Carvalho Grande bem o merece...

Pedro Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário