quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Hoje é DIA DE REIS...


Hoje é dia de Reis e por isso aí estão eles... o Gaspar, o Baltazar e o Melchior na sua mais popular representação... é destes que eu uso, em cada ano, no meu presépio... gosto deles... são figurinhas tão populares... tão nossas...

A Wikipédia define-os assim: "Os Três Reis Magos, ou simplesmente Reis Magos ou Magos (em grego: μάγοι, transl. magoi), na tradição cristã são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus onde se afirma que teriam vindo "do leste" para venerar o Cristo, "nascido Rei dos Judeus". Como três presentes foram registados, diz-se tradicionalmente que tenham sido três, embora Mateus não tenha especificado seu número. São figuras constantes em relatos da natividade e nas comemorações do Natal."

Nós por cá temos uma definição muito mais bela e melodiosa (já que se trata do canto aos Reis), fruto da sabedoria popular da nossa gente... Já lá vão uns anos... desde que ouvi cantar os Reis à Ti Maria Marujo (mais conhecida por todos por Ti Maria Tareca - penso que ninguém me leva mal que a trate assim, aliás com muito carinho - tenho saudades dessa mulher, há tanto tempo que a não vejo... é a ela que dedico este dia, pois, neste dia lembro-me sempre dela...):

I
São chegados os três Reis
da parte do oriente
adorar o Rei da Glória
nosso Deus Omnipotente

Refrão:
Bendito sejais
redentor divino
a minha alma vos dou
ó meu Deus Menino

II
A estrela se foi por
no cimo de uma cabana
onde estava o Deus Menino
Que era neto de Sant'Ana

III
A cabana era pequena
não cabiam todos três
adoraram o Deus Menino
cada um por sua vez

IV
Ofereceram-lhe ouro fino
como rei universal
incenso como divino
e mirra como mortal

Sei que o canto dos Reis era maior, mas só me recordo e, de cor, deste trecho que recuperámos, há uns anos, para cantarmos no dia de Reis.
Hoje o dia de Reis deixou de ter significado na vida das pessoas. Mas há uns tempos atrás era um dia importante, desde logo, porque era o último dia em que se beijava, na missa, o Menino Jesus...
Depois, na minha casa, à saída da missa, tínhamos o hábito de comer o tradicional bolo rei e uma romã... Recordo que a minha mãe dizia que era para nos dar sorte todo o ano...
Enfim... Hoje é dia de Reis e termina oficialmente esta época natalícia de que tanto gosto... não consigo esconder a minha tristeza...
Feliz dia de Reis para todos e Bom Ano...

Abraço amigo,

Pedro Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário