sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O nosso Carvalho Grande vai ser classificado como Património Natural de reconhecido interesse público nacional...

Carvalho Grande - Vila de Gonçalo
Ficou, finalmente, concluído o processo de classificação do nosso Carvalho Grande como árvore de reconhecido interesse público nacional. Após aprovação do precesso em Assembleia de Freguesia, será agora resposnabilidade da Autoridade Florestal Nacional a instrução e decisão do processo de classificação deste belo exemplar de carvalho-negral (Quer­cus pyre­naica Willd.) como Património Natural.
Para todos os Gonçalenses o Carvalho Grande ou Carvalho Santo como, também, alguns lhe chamam representa uma verdadeira maravilha natural, sendo ponto de partida e de chegada para aqueles que têm fé na Senhora da Misericórdia, a cujo culto esta árvore se encontra intimamente ligada.
O nosso Carvalho Grande é espaço mítico e ancestral, marca indelével da nossa cultura e matriz da nossa identidade de Gonçalenses.
Tal como já escrevera anteriormente no artigo "Contributo para a reconstituição histórica do culto na capela de Nossa Senhora da Misericórdia" (publicado neste blogue), segundo Moisés Espírito Santo, na sua obra "Fontes Remotas da Cultura Portuguesa" o nome da povoação (Gonçalo) deriva do nome «carvalho», que foi objecto de oráculos.
No entender do autor, o carvalho poderia ser o próprio juiz e testemunho de contratos e de alianças – “gzy âllon [gozêialon] ou gzyn lalu [gozienlalu] ‘obséquio/culto do carvalho’, ‘venerando carvalho’.
Porque esta árvore está tão intimamente ligada às nossas origens e à nossa cultura, penso que todos estamos de parabéns por vermos iniciado o processo de classificação de uma árvore que, sendo Património Natural, é pertença de todos, pertença de um povo, de uma cultura, de gerações...
Na sua primeira visita ao local, os técnicos da Autoridade Florestal Nacional ficaram muito bem impressionados... Tenho a certeza que a classificação do Carvalho Grande há-de ser o primeiro de muitos passos para a dignificação de um local que merece ser dignificado por todos...
Num momento de tantas dificuldades e más notícias, eis uma boa notícia para a família Gonçalense...

Cordais cumprimentos a todos os amigos Gonçalense, a partir do nosso olival do corro...
Pedro Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário